terça-feira, 5 de abril de 2011

SOMOS UMA PISTA, MAS VENDEMOS SONHOS CUSTOMIZADOS

Desde quando voltei de Los Angeles tenho vontade de fazer esse post. Vai sair meio “pelas coxa” porque a correria ta foda. Tive a oportunidade quase que única de conhecer o The Berrics (e o prazer de andar com o Luan e Tulio, assistindo o “Bangin” do Marquise Henry) e realmente, depois de ir até lá, tenho que tirar o boné para Mr Berra e Mr Koston. É bem legal, emocionante andar de skate lá, pela historia que já foi criada no skate através daquele galpão, mas não é nada de mais. Na verdade o Berrics é o maior Disruption* já realizado no skate de todos os tempos.

 O Berrics nada mais é que a maior loja virtual de produtos de marketing do mundo. Vende shapes assinados de serie especial da marca própria (inclusive com skatistas que já possuem shapes em outras marcas), mídia, webbanners, assessórios e atualmente até apostas para a nova Battle Of Berrics. E tudo isso a base da troca: eu te ofereço um espaço para divulgar seu nome com todos os recursos que temos disponível e você me oferece sua imagem para divulgação do “nosso” produto. É um galpão com alguns obstáculos perfeitos, localizado em uma esquina qualquer do centro de Los Angeles, que vende sonhos para todo o mundo.



Apenas aproveitando, no mesmo dia conheci a Fantasy Factory do Rob D. Para não prolongar muito post gostaria apenas de pontuar algo em comum nas duas iniciativas, não são coisas novas, não foram criadas e sim adaptadas para o skate. É uma coisa que percebi das evoluções de ações e marketing do skate americano e no próprio skate, uma evolução que segue o caminho de outros campos do marketing, tecnologia e digital e de outros esportes como o basebol, ou o Street Legue é algo novo?

Enfim, para finalizar esse post embolado, o que fica de lição para mim é: especialização e conhecimento, para trazermos novidades ou adaptações para o skate brasileiro, e principalmente colaboração mutua, mas não os colabs que vem sendo feito no Brasil entre marcas ou empresas neutras, e sim de marcas, empresas e skatistas com o objetivo do crescimento, do beneficio mutuo. Para o skate no Brasil aquele velho ditado “a união faz a força” está um pouco esquecido.

(Vou ilustrar com o Bangin do Luan para ficar mais tranquílo ler esse post)


*Para que não sabe o que é disruption, é uma técnica de marketing (que é a técnica mais difícil na minha opinião e a que sonho e realizar no skate no Brasil) onde se cria e se ativa algo para vender outra. No Brasil a campanha do Nissan Sentra foi a mais premiada Clique aqui e saiba mais

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